Com a quarta revolução industrial, estamos vendo as linhas se misturarem entre realidades físicas e digitais. Saiba como se destacar no setor de compras mesmo com essa novidade.

Enquanto usamos a tecnologia para melhorar nossas vidas na Terceira Revolução Industrial, agora a tecnologia está começando a trabalhar em nós, ao nosso redor e para nós de maneiras que nem sempre são visíveis.

Mas essas tecnologias estão lá, impactando como vivemos e trabalhamos – e como interagimos uns com os outros. Entenda sua influência na chamada quarta revolução industrial para o profissional de compras.

Destacando-se como um profissional de compras na quarta revolução industrial

A tecnologia da quarta revolução industrial nos proporciona capacidades artificiais que só poderíamos imaginar em alguns filmes de ficção nas últimas décadas.

Greg Simpson, um colaborador do CIO, acha que estamos mais próximos de uma campanha de inteligência artificial (IA) do que nunca.

Isso poderia nos trazer crescimento econômico com um enorme motor que impulsionará as economias e estimulará ganhos de produtividade com a inovação. Mas isso é tudo o que poderia ocorrer no futuro próximo?

Saiba como um profissional de compras deve atuar nesse momento, prezando pelo bem estar e o crescimento de seu negócio.

1-) Tenha uma abordagem abrangente

Primeiro, os profissionais de compras em evolução devem usar (se já não o fizerem) uma abordagem abrangente à indústria, incluindo uma estratégia de negócios Big Data, IoT, AI, de intercâmbio de dados, em nuvem, automação, etc.

– Isso deve acontecer a fim de realizar plenamente os objetivos inteligentes da indústria e fabricação na intersecção de novas tecnologias, inovação e especialmente pessoas.

  • Afinal, não devemos esquecer que somos completamente opostos às máquinas; somos configurados com habilidades, sentimentos, personagens e uma história que nos fazem quem somos e o que representamos neste estágio.
  • Mesmo que o envolvimento de máquinas ou mecanismos com inteligência super-humana (IA), criada por abordagens e materiais inovadores, possa não ser uma ameaça para os seres humanos, ela inevitavelmente moldará nosso futuro em uma direção totalmente nova.

2-) Identificação e ajuste de mercado

Em segundo lugar, estamos testemunhando o início da quarta revolução industrial e, a partir da história, sabe-se que, após períodos similares de desenvolvimento, sempre houve mais empregos criados do que destruídos.

– A identificação e o ajuste do mercado ao nível da tecnologia avançada é como podemos vender de forma mais eficiente e produtiva.

  • Portanto, se você quiser ajustar seu nível de experiência como vendedor, não deve ignorar os estudos de artigos da SSRN, pesquisas da Oxford e um resumo da McKinsey & Company sobre o emprego e o crescimento neste estágio.

– De acordo com estudos, os principais fatos de nossas futuras condições de trabalho terão absolutamente um impacto em várias áreas de nossas vidas, como na formas como interagimos com nossos clientes.

3-) Locais de trabalho, dados, desafios e oportunidades

Lado a lado trabalhando – por conta das novas máquinas – com ferramentas e outras automações, teremos que aprender a melhorar nossos serviços.

– Devemos usar uma análise de dados completa para ampliar nossos serviços – e poderemos usar formas mais maduras para dar suporte às nossas tarefas. Novas tecnologias criam novas oportunidades desafiadoras.

4-) Transição, serviços de alto valor e empregos

Nós inevitavelmente teremos que passar por uma fase de transição, que geralmente é curta e já começou, de acordo algumas fontes.

– O atual modelo de empregos entrará em colapso. As pessoas trabalharão em serviços de valores mais elevados, onde se voltarão para atender as necessidades do consumidor.

O profissional de compras já sabe a importância disso para sua área, sendo essencial aprimorar mais e mais a cada dia técnicas de conforto do consumidor para não ser engolido pela quarta revolução industrial.

5-) Conjuntos de trabalhos principais

Será importante incluir disponibilidade, desempenho e segurança dos serviços. Por fim, o mundo digital irá cumprir o nosso modo de vida e equilibrar o trabalho com enorme curiosidade e qualidades fascinantes dos dados.

Para todos vocês que gostariam de ser uma parte ativa do mercado em evolução, é preciso:

  • Considerar o trabalho no futuro da IA;
  • Considerar alinhar suas estratégias com um profissional especializado em dados e em tecnologia;
  • Usar dados para encontrar oportunidades no setor de compras;
  • Tornar-se manipulador de dados e se tornar confortável com o uso de dados no trabalho;
  • Apostar no chamado “AI socializing” – fazendo amizade com assistentes de IA, como o Google’s Now, a Cortana, a Alexa ou a Siri.

Conclusão

Você certamente sentirá o potencial em sua melhoria de carreira seguindo essas etapas e estágios de evolução, sem um senso de medo de ser menos valioso do que as máquinas na quarta revolução industrial.

Independentemente de tudo o que se sabe, temos uma enorme vantagem na inteligência emocional que não pode ser desconsiderada.

Para concluir, uma citação do Sr. Amit Ray será mantida e deve fazer você pensar nos impactos em seu futuro como profissional de compras:

“Como mais e mais inteligência artificial está entrando no mundo, mais e mais inteligência emocional deve entrar na liderança.” Lembre-se disso ao relacionar compras e a quarta revolução industrial.