Na era da revolução da Internet, a indústria de comércio eletrônico é a estrela mais brilhante, especialmente no setor de compras!

De acordo com o Statista.com, as vendas de comércio eletrônico no último ano somaram US $ 342,96 bilhões e estão projetadas para ultrapassar US $ 600 bilhões em 2019.

Isso não significa que todas as empresas de comércio eletrônico estão constantemente ganhando dinheiro. As pequenas e grandes empresas têm que enfrentar vários desafios com estoques e fornecedores.

Desenvolver os negócios no setor de compras é a parte difícil. Você tem que cuidar de tudo, desde a manutenção do site até o atendimento ao cliente. Abaixo estão os principais problemas enfrentados pela maioria das empresas de comércio – em especial eletrônico – e como reduzir seus riscos.

1-) Ausência de verificação de identidade on-line

Quando um visitante entra um site de comércio eletrônico e se registra, o portal não tem conhecimento do cliente, exceto pelas informações que ele inseriu.

Se o cliente é genuíno ou não é questionável. Isso cria enormes perdas de receita para uma empresa quando um cliente faz uma compra com pagamento à vista e as informações inseridas como número de telefone e o endereço são inválidas ou falsas.

Reduzindo seus riscos

Este desafio pode ser resolvido tomando as medidas adequadas para verificar as informações do cliente.

– Antes de mais nada, reconheça sinais de atividades suspeitas, como se qualquer cliente estivesse fazendo pedidos com preços altos ou grandes encomendas, detecte números de telefone falsos ou endereço de e-mail, verifique o código postal se está combinando com o estado / cidade.

  • Além disso, quando um cliente se inscrever, envie uma mensagem de texto ou e-mail para validar a genuinidade do cliente.

Além disso, quando um cliente fizer uma compra à vista, uma chamada automatizada pode ser discada para pedir a ele que valide o endereço de entrega.

2-) Análise do concorrente

“Você não pode olhar para a competição e dizer que vai fazer melhor que ela. Você tem que olhar para a concorrência e dizer que vai fazer diferente.” – Steve Jobs

– Neste mundo competitivo, haverá muitos concorrentes desejando os mesmos produtos e serviços que você.

  • A menos que você tenha a melhor estratégia que se diferencie de outros concorrentes; será difícil sobreviver.

Reduzindo seus riscos

Realize uma pesquisa adequada e profunda de seus concorrentes. Coloque seus esforços em criar uma estratégia que permita que você brilhe mais que eles.

– Use plataformas de mídia social, blogs, para buscar e promover produtos. Invista em ofertas promocionais: isso ajudará a obter mais presença na web e clientes.

  • “As empresas com programas de fidelidade do cliente, em média, são 88% mais lucrativas do que os clientes que não o fazem.”

– Realize pesquisas para descobrir quais novos produtos são mais procurados e remova itens antigos e indesejados com menor demanda.

Ao oferecer e buscar os melhores e mais extraordinários serviços ao cliente, você poderá estar um passo à frente de seus concorrentes.

3-) Manter a fidelidade do cliente e do fornecedor

Não importa o quão atraente ou extravagante um site pareça, se não houver confiança e a lealdade do cliente, o negócio terá que lutar mais um dia!

Esse é o trabalho de muitos esforços para as empresas fazerem um novo cliente e manterem o mesmo cliente por um longo tempo.

Uma das razões pelas quais as empresas de comércio eletrônico enfrentam a luta ao construir confiança e lealdade com o cliente é porque um vendedor e um comprador não se conhecem nem podem se ver enquanto fazem uma transação, ao contrário das compras nas ruas.

São necessárias poucas transações, tempo e muitos esforços da empresa para construir a confiança e a fidelidade do cliente no setor de compras.

Reduzindo seus riscos

“O atendimento ao cliente é o que você e sua organização fornecem. A lealdade do cliente é o resultado do serviço” – Shep Hyken

Para conquistar a lealdade do cliente, você deve fornecer um excelente atendimento.

Você deve certificar-se de que o cliente está satisfeito com seu serviço e que está disposto a continuar investindo no setor de compras.

Há uma abundância de varejistas on-line que podem estar vendendo o mesmo produto como o seu, então você deve identificar sua vantagem competitiva e nutrir seus clientes de acordo.

As poucas maneiras simples de aumentar a confiança dos visitantes são as seguintes:

  • Exiba seu endereço, número de telefone e fotos da equipe, depoimentos de clientes e crachás de credibilidade em seu site.
  • Adicione a opção de chat ao vivo ao site.
  • Crie blogs. Muitas vezes, os blogs ajudam o setor de compras a ganhar confiança.
  • Faça do atendimento ao cliente uma prioridade antes do lucro. Lembre-se sempre, é sempre mais fácil manter um cliente existente do que encontrar um novo.
  • Crie programas de fidelidade.

Sabendo os maiores medos do setor de compras e as formas de reduzir seus riscos, você será capaz de manter sua empresa em pleno funcionamento e ter seu produto final sempre composto corretamente e de forma eficiente.